O Governo de Goiás pagou, no último dia 18 de julho, uma emenda de R$ 100 mil destinada por Amilton Filho para a Associação Casa Joana, de Anápolis. A verba será utilizada para custeio da instituição que se dedica a cuidar de pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus pais.
“As pessoas autistas, bem como os com Síndrome de Down, têm todo nosso carinho e respeito e seguiremos lutando para que elas sejam tratadas com dignidade e que possam exercer todos os seus direitos de forma plena”, disse Amilton Filho anunciou repasse da emenda à instituição.
A Casa Joana foi criada há 14 anos e tem uma história de acolhimento de mais de 15 mil famílias de mães atípicas, que têm filhos em condição de Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras deficiências. A fundadora é Juliana Maria José Francis Martins, uma arquiteta de 50 anos que renunciou à profissão para criar uma estrutura voluntária de assistência a mulheres afetadas pelas dificuldades físicas, emocionais e psicológicas em cuidar de uma criança especial.
A estratégia de ação da Casa Joana é desenvolver o lado cognitivo e promover a interação social de pessoas com síndrome de Down, autismo e outras deficiências. Se trata de uma instituição filantrópica que tem como prioridade acolher as mães atípicas e suas famílias. E, além deste aspecto, oferece atualmente atendimento nas áreas de psicologia, psicanálise, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, estimulação precoce de bebês e natação.


